Curso de Jornalismo cultural em São Paulo

Jornalismo cultural: a arte da entrevista

Voltado a estudantes de jornalismo e profissionais interessados no tema, este curso aborda o uso das ferramentas mais eficazes na construção de uma boa reportagem a partir de entrevistas pontuais e assertivas. Mostra, ainda, os requisitos fundamentais para um bom trânsito na área de artes e espetáculos, permitindo acesso a fontes influentes da indústria cultural. Além de compreender a importância da teoria na construção das entrevistas, o aluno vê exemplos práticos de reportagem e explora conteúdos extraídos diretamente de reconhecida bibliografia, com títulos de autores como os jornalistas Zeca Camargo, Marília Gabriela e Carlos Tramontina.

Conteúdo
• A arte da entrevista: o que faz da entrevista uma das principais ferramentas para a realização de uma reportagem em jornalismo cultural. Resgate de grandes entrevistas que fizeram história para além do jornalismo, como o caso da entrevista realizada pelo cineasta François Truffaut com o também cineasta Alfred Hitchcock.

• Como se preparar para uma entrevista: a elaboração e a organização de um roteiro de perguntas como peça-chave na construção de uma reportagem de sucesso.

• Como se comportar diante do entrevistado: a postura ideal diante do entrevistado, com proximidades e distanciamentos próprios da natureza jornalística.

• Ética e sensibilidade: o respeito ao “off” e o compromisso com a informação, assumindo o papel de porta-voz dos leitores.

• Tipos de entrevistas: as diferenças entre a entrevista pessoal, por telefone ou por e-mail e seus efeitos em termos de espontaneidade, fidelidade e ritmo. Essas condições de produção são analisadas de modo prático.

• Edição: o formato ideal para colocar em circulação a sua entrevista (da íntegra ao relato em forma de ping-pong). As principais diferenças entre os dois tipos de entrevista nas fases de redação e edição final.

• Cases: exemplos de entrevistas realizadas pelo próprio professor para a imprensa, livros e trabalhos acadêmicos e científicos. Algumas das entrevistas são as de Janaína Lopes Neves (sobrevivente do Ônibus 174), Jorge de Souza Viana (herói do Bateau Mouche), Fausto Silva, Cesar Cielo, Herbert Vianna, Nando Reis, Regina Casé, Djavan, Gabriel O Pensador, entre outros.

Professor
Guilherme Bryan. Prof. Dr. em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), é docente no curso de Rádio e TV da Universidade Bandeirantes. Também atua como escritor e colunista de videoclipes do site Yahoo!Brasil, além de colaborador da Revista da Cultura, vinculada à Livraria Cultura. Jornalista formado pela Cásper Líbero, tem textos publicados em jornais como Folha de S. Paulo e Jornal da Tarde e revistas Bizz e Rolling Stone.

Serviço
Curso: “Jornalismo cultural: a arte da entrevista”
Data: 19/11/2011, das 9 às 18 horas
Local: São Paulo (Avenida Paulista, 807 / 9° andar – cj 904 – Cerqueira César)
Inscrição: R$ 390,00
Como se inscrever: acesse http://www.escoladecomunicacao.com.br
Mais informações pelo telefone (11)3897-0855

Comunique-se Educação Corporativa
cursos@comunique-se.com.br

Anúncios

~ por Patrícia Scarponi em 9/11/11.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: